Pagina de Navegaçao

Castração

A castração, apesar de ser um assunto comum na vida de quem tem um bichinho de estimação, gera também muitas dúvidas já que existem diversas teorias, palpites e opiniões sobre o tema. Visando esclarecer algumas dúvidas selecionei as mais frequentes e respondi pra você leitor do Dicas veterinárias!

O macho castrado deixa de fazer xixi por toda a casa?

Nem sempre. Quando o cão ou o gato é castrado bem novinho, geralmente até 1 ano de idade, tem mais chances de eliminar o problema de demarcação de território com urina. Porém para animais castrados adultos, nem sempre a castração resolve o problema, já que a demarcação, mais que uma ação hormonal, vira um hábito na vida daquele animal.

O macho castrado fica afeminado?

Mito. Tanto cães quanto gatos castrados demonstram interesse por fêmeas, podendo inclusive cruzar com elas, porém sem chance da fêmea engravidar.

O animal castrado fica bobo e gordo?

Mito. A castração não provoca obesidade, a grande causa do aumento de peso em animais castrados e o manejo errônio dos donos após o procedimento.

Animais castrados, tendem a ficar um pouco mais tranquilos (não bobo, apenas pode diminuir a frequência de atividade física) e também alguns, tem aumento de apetite.

Um animal que passa a comer mais ou a mesma quantidade com uma menor atividade física acaba engordando. Por isso, é importante que nos primeiros 6 meses após a castração, o proprietário, junto do veterinário, faça um esquema de alimentação para evitar esse ganho de peso, associando a dieta a estimulação de atividade física.

Fonte: site dicas veterinárias.